quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Ambiente de Marketing

É constituído por forças externas e internas que afectam a capacidade das empresas de administrar, desenvolver e manter relacionamentos com os seus consumidores e fornecedores.

Três perspectivas fundamentais a respeito do ambiente de Marketing:

- o macro ambiente
                                       Variáveis externas não controláveis
- o micro ambiente      

- o ambiente interno   ->    Variável interna controlável

O Macro Ambiente:
Todos os factores que influenciam a organização.
As empresas precisam de ser flexíveis para se adaptarem. A globalização sugere que há sempre a ameaça de produtos substitutos e novos competidores.

- Factores Políticos e Legais
- Factores económicos
- Factores socioculturais
- Factores demográficos
- Factores tecnológicos

O Micro Ambiente
Influencia directamente a organização:

- Concorrentes – os profissionais de Marketing devem posicionar agressivamente as suas ofertas em relação às dos concorrentes.

- Publicos – qualquer grupo que tenha interesse na organização e que cause impacto na sua capacidade de atingir os seus objectivos. Tipos de públicos: financeiros (bancos, accionistas, investidores); ligados aos media (jornais, revistas, rádio e televisão); governamentais e grupos de interesse.

- Fornecedores – oferecem os recursos necessários à empresa para produzir os seus bens e serviços.

- Clientes:

– mercados de consumidores – indivíduos e famílias que compram.
- mercado de negócios – compram bens e serviços para utilizá-los na sua produção.

- Mercado de revendedores – compram bens e serviços para revendê-los. 

Ambiente Interno
Todos os factores que são internos à organização.

ESTUDO CASO
A Kodak continua a correr atrás do tempo perdido por conta de sua demora em migrar da tecnologia de fotografia analógica para digital. O objetivo agora é consolidar a sua marca como uma prestadora de serviços digitais, ou seja, uma migração do foco em produtos digitais para serviços digitais. A empresa, que regrediu de tamanho e fechou algumas fábricas espalhadas pelo planeta (inclusive no Brasil), quer apagar de vez a sua miopia em marketing que ocasionou um menosprezo às mudanças no ambiente de marketing.


1 comentário:

  1. Obrigado pelas informações!!! Auxiliou na dúvida que tinha.
    Ah!
    Esse é o meu: jiujitsuboxechines.blogspot.com.br

    Abraços

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