É essencial identificar como as pessoas, grupos e organizações seleccionam, compram, usam os bens e serviços para satisfazer as suas necessidades e desejos.
Mercado
- Sentido amplo – conjunto de pessoas individuais ou colectivas capazes de influenciar as vendas de um determinado produto.
- Sentido restrito – conjunto de dados sobre a importância e evolução das vendas de um produto.
- Mercado Total – todos os que podem vir a comprar.
- Mercado potencial – todos os que estão interessados em comprar.
- Mercado disponível – todos os que têm possibilidades de comprar.
- Mercado qualificado – todos a quem é permitido comprar.
- mercado alvo – a quem a organização pretende captar.
- Mercado real – volume de vendas de determinado produto.
Conceito de Mercado
Conceito de consumo – tem a ver com a economia de produção, de sobre produção e de consumo.
- o comportamento do consumidor – resume-se na tomada de decisão de comprar e consumir ou não.
Comportamento do consumidor aplicado ao Marketing – processo de decisão e a actividade física que os indivíduos realizam quando procuram, avaliam, adquirem e usam ou consomem bens, serviços ou ideias para satisfazer as suas necessidades.
Factores que influenciam o comportamento o comportamento do consumidor:
Factores culturais:
Cultura – é o determinante mais fundamental dos desejos e comportamento da pessoa.
Subcultura – nacionalidades, religiões.
Classe social – partilha de valores, interesses e comportamentos.
Factores sociais:
- Grupos de referência – quem influencia os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do consumidor.
- Família – orientação e procriação.
- Papéis e posição social.
Factores pessoais:
- Características particulares das pessoas: idade, ocupação, condições económicas, estilo de vida e personalidade.
Factores psicológicos:
- Motivação – segundo Freud “as forças psicológicas reais que moldam o comportamento das pessoas são inconscientes”.
- Percepção – “é a forma pela qual uma pessoa selecciona, organiza e interpreta as informações para criar um quadro significativo do mundo”.
- Aprendizagem – todas as mudanças ocasionadas no comportamento de um indivíduo em função das suas experiências.
- Crenças e atitudes – “crença é um pensamento descritivo que uma pessoa sustenta sobre algo”; “atitude é duradoura porque tende a persistir ao longo do tempo”.
Processo de decisão de compra:
1) Reconhecimento do problema
2) Procura de informação Etapa de Pré Compra
3) Avaliação das alternativas
4) Compra --------------------------- Etapa de Compra
5) Consumo e avaliação -------------- Etapa de Pós Compra
ESTUDO DE CASO
Se por algum motivo, ficarmos sem beber água por algum tempo, o nosso organismo reagirá de uma forma tal que constantemente nos sentiremos compelidos a ir ao encontro do nosso objectivo, ou seja, saciar a sede. O comportamento motivado tenderá a prosseguir até que esse objectivo seja alcançado, de forma a reduzir a tensão que estamos a sentir. Muitas vezes, conseguimos enganar a necessidade com outro aspecto. Se estamos com sono, por exemplo, todo o nosso comportamento se voltará a perseguir o objectivo de acabar com o sono, ou seja dormir. Se no entanto alguma outra coisa nos motivar, um filme na televisão, por exemplo, ou uma reunião de amigos, o nosso comportamento fará com que os sintomas de sono sejam temporariamente esquecidos.
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